Como trocar a senha de root do iPhone 4 -

Como trocar a senha de root do iPhone 4

iSSH

Os firmwares do iPhone trazem uma senha padrão para os usuários existentes no seu sistema operacional. Uma vez que efetuamos Jailbeak, novos recursos são habilitados no sistema, entre eles a possibilidade de conectar via SSH e acessar a shell do sistema. Para isso é necessário conhecermos a senha atribuída a pelo menos um desses usuários.

O openSSH é o pacote necessário para acesso SSH ao sistema, e está disponível para instalação através do Cydia. Geralmente isso é feito para que possamos acessar o sistema de arquivos do iPhone através de SCP e realizar a instalação de pacotes. Porém, é possível conectar via SSH a um iPhone através de qualquer de suas interfaces de rede, seja WiFi ou rede celular. Eu mesmo fiz testes em meu aparelho e percebí que mesmo bloqueado e no modo sleep, é possível realizar conexão SSH através do IP válido atribuído ao iPhone na interface 3G, bem como no IP atribuído a interface WiFi. Com isso fica óbvio que manter a senha padrão é uma falha de segurança grave.

Segue abaixo o procedimento necessário para trocar a senha padrão das duas contas administrativas do firmware do iPhone (root e mobile):

Passo 1: Através do Cydia, instale o pacote openSSH. Após isso é recomendável fazer reboot do aparelho. Lembre-se de manter este pacote atualizado.

Passo 2: Conecte via SSH no seu aparelho. Para isso podem ser usados dois métodos:

Método 1: Usando um cliente de terminal para iPhone, como o iSSH, conecte usando “localhost”.

Método 2: Usando um cliente SSH no seu computador, como o puTTY para conectar ao iPhone. Neste caso, é necessário saber o IP atribuído ao iPhone. Para isso, verifique as configurações de rede do aparelho.

Para ambos os métodos, logar usando as credenciais:

user: mobile
password: alpine

Passo 3: Ao logar na shell, uma prompt deve surgir, terminando com “Mobile$”. Entre com o comando passwd para trocar a senha do usuário mobile. Será requisitada a senha antiga, digite alpine. Será requisitada a nova senha, escolha uma senha complexa. Digite a senha mais uma vez para confirmar. A senha do usuário Mobile foi alterada. Guarde em local seguro.

Passo 4: Agora faremos login com o usuário root. Para isso, digite: login root e entre novamente com a senha padrão, alpine. A prompt agora deve mostrar “root#”. Repita o procedimento, entre o comando passwd para iniciar o processo de troca de senha. Digite a senha atual alpine e então defina a nova senha (quanto mais complexa melhor).

Passo 5: Mais uma vez, armazene as senhas em local seguro. Verifique se você consegue fazer login usando as novas senhas definidas. E se você quiser ativar/desativar o serviço de SSH, recomendo a instalação do SBSettings, que permite o controle de vários recursos do iPhone através de um único menu, acessível a qualquer momento através de um gesto na tela.



Subscribe / Share

Escrito por Tiago Loges

Tiago Loges trabalha com TI, gosta de tecnologia, pescaria e aquário. Também tem outros hobbies e histórias pra contar, mas pra saber disso você deve acompanhar o www.loges.com.br Tiago Loges adicionou as seguintes tags: , , , , , , , , , , , , , Leia outros 15 artigos de
 Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário